O Brasil é um país recheado de culturas diversificadas, de um saber ancestral de raiz da Amazônia ao modo de fazer do queijo do sul. São sorrisos, lutas e vivências que arriscamos definir como ser brasileiro, ou melhor, perpetuar a brasilidade. Por isso, a Ambev anuncia a segunda edição do Edital Ambev Brasilidades para impulsionar a economia criativa em todo o país.
Com um investimento recorde de R$67 milhões, este é considerado o maior montante da história de investimento da companhia no setor. Projetos e inciativas culturais podem captar recursos do edital para aprimorar suas ações. Interessados podem realizar sua inscrição de 11 de novembro de 2025 a 30 de setembro de 2026.
Serão apoiados projetos já aprovados ou inscritos em mais de 20 Leis Estaduais de Incentivo à Cultura e ao Esporte no Brasil.
Confira a lista de Estados incluídos no Edital Ambev Brasilidades 2026:
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- São Paulo.
Os projetos selecionados vão representar a pluralidade brasileira, abrangendo áreas como música, dança, audiovisual, literatura, cultura urbana, gastronomia, festivais regionais, iniciativas ao ar livre e eventos esportivos – incluindo modalidades como surf, futebol, artes marciais e tênis, além de propostas relacionadas à Copa do Mundo de 2026, que transformem transmissões de jogos em experiências culturais de grande impacto social.
No último ano, a companhia destinou R$47 milhões a projetos de valorização da cultura brasileira, como o Fundo Bora Cultura Preta e o próprio Brasilidades, que apoiou 117 projetos e fortaleceu um grande ecossistema de artistas em sua primeira edição. Inclusive expliquei todos os detalhes com uma lista de editais abertos.
Com capilaridade nacional, amplitude cultural e foco em inclusão produtiva, a companhia reafirma seu propósito de impulsionar oportunidades que conectam do grão ao gole os vários ‘Brasis’, potencializando as identidades locais e celebrando a riqueza que molda a nossa cultura.

“Da roda de samba a grandes festivais, do campinho a grandes estádios de futebol, a Ambev sempre esteve presente nas paixões nacionais. No ano passado, lançamos o primeiro Edital Brasilidades para celebrar nossos 25 anos de história. O resultado foi tão positivo que, nesta segunda edição, estamos trazendo o maior investimento da história da companhia em incentivo à cultura e esporte”.
Leandro Mendonça, diretor de Experiential e Patrocínio da Ambev.
Quais são as categorias de projetos de interesse da Ambev brasilidades?
Entre as categorias que podem se inscrever neste edital de economia criativa estão: Projetos audiovisuais, Artes como dança, cultura urbana e música, circuitos de gastronomia, lifestyle com produção e difusão de conteúdo relacionado à natureza, viagens e moda.
Além de festivais e eventos esportivos com foco em surf/kite, futebol, artes marciais e tênis, festivais e eventos relacionados a experiências ao ar livre e contemplação da natureza. Mas também festivais e eventos culturais e regionais, literatura, eventos e projetos relacionados à originalidade brasileira e suas paixões, e copa do Mundo 2026.
Para essas e outras dúvidas pode acessar este documento que apresenta uma lista de perguntas respostas:
Já para realizar a inscrição do seu projeto basta se cadastrar nesta plataforma até 30 de setembro de 2026.
Oi pessoa criativa está preparado(a) para confiar mais nas vozes da sua cabeça neste ano?
Por aqui no Sempre em Movimento vamos compartilhar editais abertos para tirarmos, juntos, a ideia do papel. Comenta aqui qual ideia de conteúdo sobre projeto cultural quer receber.




