Mostra de Cinema de Gostoso acontece de 20 a 24 de novembro

Praia, pé da areia e cinema, um breve spoiler da 12ª Mostra de Cinema de Gostoso. O município de São Miguel do Gostoso fica a cerca de 100km de Natal e conta com um festival audiovisual que está presente na agenda cultural potiguar.

Nesta edição, a população poderá assistir quatro longas e oito curtas-metragens que celebram a pluralidade estética, temática e territorial do cinema brasileiro contemporâneo.

A iniciativa acontece de 20 a 24 de novembro com sessões em uma tenta geodésica climatizada com capacidade para 115 pessoas.

O evento é totalmente gratuito e apresenta uma programação na Mostra Panorama-Sala Petrobrás. ação tem o objetivo de valorizar a cultura nacional impulsionando obras que têm a “Brasilidade” como inspiração.

Quais obras serão exibidas na Mostra de Cinema de Gostoso?

Confira a lista dos Curta-metragens selecionados

E Seu Corpo é Belo

  • Ficção, 23 min, RJ, 2024, 14 anos
  • Direção: Yuri Costa

Sinopse: Numa noite de soul… Carlos e Tony sangram suas mágoas. Um misto de terror, romance e musical, em “E Seu Corpo É Belo”, é década de 1970, em meio às festas Black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.

A Vaqueira, A Dançarina e O Porco

  • Ficção, 10 min, CE, 2025, 16 anos
  • Direção: Stella Carneiro e Ary Zara

Sinopse: Uma vaqueira travesti encontra sua amada, uma dançarina negra, sob o controle de um porco sanguinário apaixonado por trufas. O que começa como uma fuga por amor aos poucos se transforma em um duelo surreal: um faroeste banhado a sangue, sororidade e resiliência.

Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência

  • Documentário, 15 min, AM, 2025, 12 anos
  • Direção: Mariellen Kuma

Sinopse: “Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência” conta sobre a trajetória da escritora trans manauara Márcia Antonelli, entre a força de sua literatura e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro histórico de Manaus.

Inquietas

  • Documentário, 12 min, RN, 2025, livre
  • Direção: Thaina Morais

Sinopse: Uma mulher caminha pelas ruas de Natal evocando memórias e inquietações de mulheres que sonharam, resistiram e escreveram a história da cidade. Um retrato sensível da força feminina em meio às tradições e rupturas do tempo.

Quem Se Move

  • Ficção, 20 min, SP, 2025, 16 anos
  • Direção: Stephanie Ricci

Sinopse: Uma noite lisboeta é atravessada pela intensidade de René, uma jovem brasileira em situação precária que ancorou na cidade, imersa em conflitos pessoais e existenciais. Festas queer, amor, rejeição e solidão atravessam seu corpo, deslocado entre dois continentes.

Kaira e o Temporal

  • Ficção, 20 min, CE, 2025, livre
  • Direção: Wagner Nogueira Mendes

Sinopse: Sob o domínio da Máquina-Metrópole Cronos, que apaga o passado para controlar o futuro, a jovem Kaira é a última esperança de reacender memórias perdidas e libertar um povo sem história.

Boiuna

  • Ficção, 20 min, PA, 2025, 14 anos
  • Direção: Adriana de Faria

Sinopse: Quando mãe e filha retornam a uma ilha no Pará, energias misteriosas passam a rondá-las. As duas precisarão da força de um gigante para seguir em frente.

Fuá, o sonho

  • Ficção, 20 min, RS, 2025, livre
  • Direção: Viviane JagFej Farias e Amallia Brandolff

Sinopse: Criada longe das tradições de seu povo, Fuá sonha com uma planta misteriosa. Com a mãe adoecida e sem cura nos remédios convencionais, ela busca respostas em uma jornada de cura e reconexão, precisa decifrar o sonho para curar sua mãe e encontrar com sua verdadeira identidade.

Além de longa metragens como:

Uma Baleia pode ser dilacerada como uma escola de samba

  • Ficção, 70 min, RJ, 2025, 12 anos
  • Direção: Marina Meliande e Felipe M. Bragança

Sinopse: Arrábi herda uma escola de samba em ruínas e decide se desfazer de seus destroços. Com uma pequena trupe, percorre a cidade do Rio de Janeiro atravessando memórias, traumas esquecidos e fragmentos de um amor perdido. Livremente inspirado em “Moby Dick” de Herman Melville.

As Travessias de Letieres Leite

  • Documentário, 90 min, BA, 2025, livre
  • Direção: Iris de Oliveira e Day Sena

Sinopse: O documentário “As Travessias de Letieres Leite” retrata, com afeto e profundidade, a trajetória do maestro que revolucionou a música brasileira. Entre depoimentos e arquivos raros, revela sua pesquisa sobre as matrizes africanas e a criação do método UPB – Universo Percussivo Baiano.

Futuro Futuro

  • Ficção, 86 min, RS, 2025, 14 anos
  • Direção: Davi Pretto

Sinopse: Em um futuro próximo, onde os avanços em inteligência artificial coexistem com o surgimento de uma nova síndrome neurológica, um homem sem memória de 40 anos chamado K é acolhido por um clickworker solitário de 60 anos na parte empobrecida de uma chuvosa cidade brasileira. Após usar um viciante dispositivo IA em um curso para pessoas com a estranha síndrome, K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar o seu lugar no mundo.

A Mulher Sem Chão

  • Documentário, 79 min, PA, 2025, 10 anos
  • Direção: Auritha Tabajara e Débora McDowell

Sinopse: A turbulenta cidade de São Paulo reúne a maior população indígena do Brasil. Foi nos seus subúrbios que Auritha decidiu recomeçar a vida. Contadora de histórias, ela parece estar finalmente perto de se erguer e reconstruir uma família – contudo, os tormentos de suas ancestrais permanecem entre suas descendentes.

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste: onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN.

Produção da Heco Produções e CDHEC; patrocínio Master, Petrobras, e realização do Ministério da Cultura.

Quem sou

Me chamo Cristiane Modesto, sou Jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do norte e estudante de audiovisual também da UFRN. Tenho 24 anos, sou empreendedora, criativa, curiosa e uma mulher viajante.

Web Stories

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários